madrepérola significado entenda
Dicas

Madrepérola: conheça melhor o seu significado

Rate this post

Assim como a pérola, a madrepérola é formada dentro da concha; saiba mais sobre os seus detalhes

Não são somente as pérolas e seus diversos formatos incríveis que vêm do mar. A belíssima e cintilante madrepérola também tem como origem o oceano, apresentando um significado incrível. Continue a leitura do texto e confira mais detalhes.

Como é formada a madrepérola?

Com base de nácar, a madrepérola é uma substância calcária, dura e irisada, composta por 90% de material calcário (aragonita (CaCO3)), 6% de material orgânico, (conqueolina) e 4% de água. Essa substância é produzida especialmente pela família bivalves dos moluscos, revestindo toda a parte interna de diversas conchas.

A formação da madrepérola também pode ocorrer pela liberação dos moluscos como reação a um corpo estranho que invade a concha. Esse corpo estranho acaba causando irritação ao animal que o ataca com o nácar, outra nomenclatura da madrepérola. Assim, o molusco deposita sobre esse invasor camadas dessa substância que se cristaliza e forma uma gema de tamanhos variados, que considera a resistência do corpo invasor e das condições climáticas. Essa gema é a conhecida e bela pérola.

madrepérola
Madrepérola

Vale destacar que o nácar, ou madrepérola, corresponde a uma camada plana que forma a parte interna da concha de maneira rígida. Já as pérolas, são compostas por camadas esféricas, que são produzidas pelos mesmos elementos do nácar.

O significado da madrepérola

Considerada a filha do mar, a madrepérola está fortemente relacionada à família, à sensibilidade e à maternidade. Em relação ao seu uso, ela ainda encontra-se associada à Mãe Universal e à proteção e nutrição maternal, sendo muito adequada para crianças.

Ainda, a madrepérola possui associação com a Lua, o permite o estímulo à imaginação e sensibilidade, aumentando a capacidade de intuição e trazendo equilíbrio à vida. Outro benefício da madrepérola, é que ela ajuda a equilibrar os estados emocionais e a lidar com situação que sejam problemáticas e cheias de tensão. A proteção e a riqueza também estão ligadas à substância, pois as suas propriedades são relacionadas ao dinheiro e à prosperidade.

Compondo o look com madrepérola

Podendo ser encontrada em tons de branco, bege, preto ou creme, a madrepérola é comumente utilizada para a confecção de botões, detalhes de roupas, instrumentos musicais e, principalmente, joias, assim como a pérola. Entretanto, são nos acessórios que a madrepérola ganha diversas versões incríveis que encantam e completam qualquer composição de forma elegante e sofisticada.

Apesar de ter uma proposta mais neutra, as joias de madrepérola se destacam muito no look, pelo seu brilho e cor. Se você pretende dar mais destaque para a joia na composição, aposte em looks mais discretos e neutros. Com toda certeza a madrepérola será a atração.

Entretanto, os acessórios de madrepérola também combinam muito bem com look mais coloridos e de qualquer estilo, seja social, despojado ou de festa. Para te provar isso, confira algumas dicas de looks com acessórios MB para você se inspirar e arrasar!

Look social + Brinco Flor de Madrepérola e Pérola Botão Branca

brinco m bastos
Foto Reprodução: Pinterest / Brinco MB

Clique aqui e confira a joia!

Look despojado + Pulseira de Turquesa e Cruz de Malta de Madrepérola

pulseira m bastos
Foto Reprodução: Pinterest / Pulseira MB

Clique aqui e confira a joia!

Look festa + Corrente de Prata com Concha Madrepérola

colar m bastos
Foto Reprodução: Pinterest / Colar MB

Clique aqui e confira a joia!

Gostou de saber mais sobre a madrepérola Deixe a sua opinião nos comentários!

Leia também: Bem-vindo outono: as combinações infalíveis para a estação

Comente aqui ↓

Deixe seu comentário