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5 Dicas Para ter uma Boa Saúde Mental

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Neste setembro amarelo – e em meio a pandemia do coronavírus – é muito importante falarmos sobre saúde mental. Por isso, separamos algumas dicas para você se manter bem em meio às adversidades. Confira!

Apesar de nos adaptarmos com facilidade a mudanças, a quebra de rotina promovida pela pandemia do coronavírus vem causando sofrimento. O isolamento social tem provocado sobrecargas emocionais e comprometido a saúde mental de muitos.

Nesse contexto, e em meio ao setembro amarelo – mês de prevenção ao suicídio – é importante falarmos sobre como cuidar da nossa saúde mental. Precisamos compreender que não há nada de errado em voltar o olhar para nós mesmos, pois nossas mentes e corpos necessitam de um bom funcionamento. Cuidando bem deles, teremos uma vida feliz e com mais qualidade.

Nossa equipe separou 5 dicas para você colocar em prática e manter uma boa saúde mental. Não deixe de conferir!

Dica 1: Reflita sobre o presente

Muitos conflitos das pessoas estão relacionados a uma vida falsa ou a abandonar o presente para buscar o futuro. Quem sabe você está perseguindo um ideal que não é realmente seu?

Reflita sobre sua vida tanto quanto possível. Questione se você é feliz onde está ou se acredita que a felicidade está em outro lugar. Essa autoconsciência o ajudará a tomar decisões que atendam aos seus verdadeiros interesses.

 

Dica 2: Meditação como aliada

A meditação é uma excelente técnica que nos mantém presentes, conscientes e calmos, mesmo sob pressão. Existem até meditações para problemas específicos, como ansiedade, pensamentos negativos e falta de prosperidade.

Ao permanecermos em silêncio, conseguimos manter a calma para administrar situações do dia a dia. Não trazemos emoções negativas de discussões ou de problemas no trânsito, por exemplo. Dormimos melhor. Aprendemos a controlar nossos pensamentos e separar o bom do ruim.

Tudo isso porque a meditação cria uma camada protetora em torno de nossos pensamentos. Desta forma, não é qualquer coisa que nos influencia.

meditação
Reprodução: Unsplash

Dica 3: Pratique atividade física

O exercício físico estimula a liberação do hormônio da felicidade – a dopamina – no corpo. Além disso, as atividades físicas também podem servir como um refúgio de curto prazo das nossas vidas caóticas.

Quando nos exercitamos, focamos no movimento e na respiração. Caso contrário, acabamos fazendo o movimento errado. Não há tempo para pensar nos problemas do dia a dia.

A yoga, por exemplo, é uma excelente escolha de exercício porque permite que as pessoas se concentrem totalmente no momento da prática.

 

Dica 4: Deixe as redes sociais em segundo plano

Sua vida não está na tela do telefone, mas sim na realidade. Faça uma pausa das redes sociais por um tempo. Não gaste horas no Instagram daquelas pessoas que parecem ter a vida perfeita. Tente encontrar sua própria felicidade.

O monitoramento excessivo de fotos no Instagram pode afetar negativamente a autoimagem, prejudicar o sono e aumentar o medo de não conseguir viver a vida plenamente.

Portanto, reserve um tempo para se desconectar das redes sociais. Fique longe do telefone e concentre-se no que é realmente importante para você agora.

evite o celular
Reprodução: Unsplash

Dica 5: Consulte um psicólogo

Em meio a tantos afazeres, os psicólogos podem nos ajudar a organizar nossas vidas e controlar nossas emoções. Por meio do aconselhamento psicológico, podemos descobrir detalhes sobre nossa personalidade e porque somos como somos.

Dessa forma, podemos melhorar nosso desempenho profissional, fortalecer o relacionamento interpessoal e aumentar a autoestima, entre muitos outros benefícios à saúde mental.

Assim que perceber que algo está errado e você não se sente tão bem como antes, procure um profissional para ajudá-lo a encontrar a causa do desconforto. Não hesite, porque o tratamento é mais eficaz quando feito logo no início.

 

DICA: É muito importante também se lembrar de cuidar de você mesma, fortalecendo sua autoestima e bem-estar.

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E aí, gostaram das nossas dicas de como ter uma boa saúde mental? Deixe seu comentário abaixo.

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