Comportamento

Bem-estar: dicas de hábitos saudáveis para colocar em prática

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Hábitos saudáveis são fundamentais para quem deseja uma boa qualidade de vida e nesse post separamos algumas dicas de como praticá-los. Confira!

O distanciamento social, devido a pandemia do Covid-19, mudou a rotina de boa parte da população mundial. Foi preciso fazer adaptações para viver esse momento tão desafiador. Mas, mesmo com todas as mudanças, é fundamental priorizarmos a nossa saúde física e mental. E lembrar que tudo irá melhorar

Para cuidarmos da nossa saúde é essencial seguirmos hábitos saudáveis. Porém, quando falamos esse termo logo vem a cabeça dietas e exercícios, certo? Nesse post iremos desconstruir essa ideia e mostrar que hábitos saudáveis são ações que podem ser simples, mas que melhoram a sua qualidade de vida. Esperamos que goste!

Como criar hábitos saudáveis? 

Antes de escolher quais hábitos irá adotar, é interessante entender como criá-los.

Para isso, identifique e reflita seus comportamentos ao longo do dia a dia. Assim, será mais fácil perceber como você poderá encaixar esses novos hábitos da melhor forma em sua rotina.  

Além disso, estabeleça pequenos objetivos – dia após dia – e comece com os hábitos que parecerem mais simples de serem executados. 

Outro ponto importante é buscar inspirações de pessoas que você admira e que praticam determinado hábito que você quer adquirir.

Perceba o que ela faz para praticá-los, mas lembre-se sempre de nunca se comparar. Essas inspirações poderão te ajudar em insights sobre como você pode aplicar em sua própria rotina.

Leia +: Home Office: 6 Dicas para Manter a Produtividade

Dicas de hábitos saudáveis para colocar em prática! 

Agora que você já aprendeu como criar hábitos saudáveis, vamos descobrir alguns para serem acrescentados a sua rotina e dicas de como praticá-los.   

1. Dormir bem: 

Parece clichê começar com essa dica, porém, ela é realmente necessária

mulher acordando

Segundo especialistas, o tempo ideal são 8 horas de sono por noite.

Contudo, melhor do que apenas acatar esse tempo é você entender como seu organismo funciona. 

Prestar atenção em quantas horas são necessárias para que você acorde bem e continue disposto no resto do dia. 

Além disso, é importante estar atento a qualidade do sono que você está tendo. 

Dicas extras:

  • Fique atento aos alimentos que ingere horas antes de dormir;
  • Evite aparelhos eletrônicos antes de dormir;
  • Deixe o ambiente apropriado para uma noite de sono confortável, sem iluminação e barulho;
  • Mesmo com a rotina diferente, mantenha a rotina de sono – ou seja, nada de ficar a madrugada acordada maratonando aquela série viciante.  

2. Exercitar-se regularmente

Quando praticamos exercícios, a endorfina é liberada em nosso corpo. Esse hormônio ajuda na diminuição do estresse e melhora a sensação de bem-estar. 

Sabemos que com o distanciamento social ficou mais difícil praticar exercícios, porém é importante que nosso corpo continue se movimentando.

Dicas extras:

  • Experimente diversos tipos de atividades para descobrir qual se encaixa mais em sua rotina e gostos;
  • Convide uma pessoa especial para te acompanhar nessa jornada. Essa pessoa pode morar com você ou ser aquela amiga animada – mesmo que seja por chamada de vídeo;
  • Existem diversos aplicativos e vídeos que podem te ajudar a se exercitar em casa. 

3. Ler mais

Tire um tempo durante sua rotina para colocar a leitura em dia. 

mulher lendo

Segundo estudos, ler exercita nossa mente, ativando sinapses que estimulam a memória e o raciocínio

Dicas extras: 

  • Separe um canto de sua casa bem iluminado e confortável;
  • Escolha livros que sejam do seu interesse – pode ser ficção, romance, religioso, biografias. Qualquer gênero está valendo. 
  • Estabeleça metas – com número de páginas ou capítulos – para você bater por dia.

4. Organizar seu ambiente

Crie o hábito de manter os ambientes em que você convive de maneira organizada – seja seu escritório, quarto, sala, carro. Deixar tudo organizado irá fazer com que você economize muito tempo do seu dia.

Além disso, pessoas organizadas tendem a ser mais produtivas e ter maior concentração em suas tarefas. Sua ideias e pensamentos poderão fluir melhor, pois seu cérebro não terá que lidar com excesso de informações. 

Inclusive, já temos um post super legal sobre como organizar seus acessórios. Confira aqui. 

5. Alimentar-se melhor

Prestar atenção na alimentação é muito importante, pois o que comemos reflete diretamente em nosso bem-estar. O importante aqui é haver equilíbrio

Dicas extras: 

  • Opte por alimentações variadas e que supram os nutrientes que nosso corpo precisa; 
  • Não coma em frente a aparelhos eletrônicos como celular, tv ou tablet. Preste atenção na refeição que está fazendo; 
  • Não pule nenhuma refeição. Elas são fundamentais para te fornecer energia e disposição para sua rotina.

6. Cultivar laços sociais positivos:

Sabemos que durante o distanciamento social é desafiador manter nossas relações pessoais ativas. Contudo, laços com família e amigos trazem amor, sentido, apoio e aumentam nosso sentimento de autovalorização.

7. Cuidar de si mesma: 

Às vezes, com a rotina pesada, queremos cuidar de inúmeras tarefas ao mesmo tempo e acabamos esquecendo do mais importante, nós mesmas. 

Aqui, o objetivo é pensar no que quer fazer por você mesma. Pode ser um spa day – com hidratação de pele e cabelo, um banho relaxante para acalmar o corpo depois de um dia intenso, uma meditação para relaxar e afastar a ansiedade ou até mesmo se arrumar para si mesma. 

Não é só porque está em casa que não pode se arrumar. Aposte em roupas confortáveis e acessórios clássicos para compor o look. 

Na MBastos & CO temos uma grande variedade de acessórios com peças únicas e da melhor qualidade. 

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O grande segredo para colocar em prática os hábitos saudáveis é ter consciência de suas ações. Saber que tudo o que está fazendo é para melhorar sua saúde física e mental e seu bem-estar

Agora, queremos saber: o que achou das dicas e quais já anotou no caderninho para seguir? Conte nos comentários! <3

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