diferenças entre joia, semijoia e bijuteria
DicasMateriais

Entenda as Diferenças entre Joia, Semijoia e Bijuteria

Rate this post

Você sabe quais são as principais diferenças entre joia, semijoia e bijuteria? Confira as características de cada uma, assim como suas vantagens e desvantagens.

Quando falamos sobre as diferenças entre joia, semijoia e bijuteria nos referimos principalmente à qualidade do material utilizado em cada uma. Porém, não é só isso. Há outros fatores a se considerar na hora de optar por uma ou outra. Saiba mais sobre o assunto neste post.

Joias

As joias nada mais são do que peças feitas de metal nobre, como ouro, prata, titânio ou platina. Grande parte das vezes, são produzidas por designers e tem um caráter mais exclusivo, além de alta durabilidade.

Elas costumam durar por muitos anos, conservando suas características originais, e serem passadas de mãe para filha. Porém, para que haja essa durabilidade, é preciso que haja um cuidado adequado, de acordo com o material, além de um armazenamento apropriado.

Geralmente, as joias são feitas de pérolas verdadeiras e de ótima qualidade e pedras naturais, como ônix, turquesa, esmeralda, entre outras que deixam as peças ainda mais lindas e cheias de brilho.

Diante de todas essas características, essas são as peças que custam mais caro, porém são um ótimo investimento.

Semijoias

As semijoias são peças visualmente parecidas com as joias, devido ao acabamento. A grande diferença é o material utilizado em sua base, que geralmente não é nobre. Os mais comuns são o latão, o estanho ou o bronze.

As peças recebem um banho de material nobre como ouro, prata ou ródio e, quanto maior for a camada de banho, maior será a sua durabilidade.

Normalmente, as pedras não são verdadeiras. É comum serem usados vidros tingidos e pérolas de qualidade intermediária, por exemplo.

Como a base da peça é feita de materiais mais baratos, o custo acaba sendo mais parecido com o da bijuteria do que com o da joia.

Bijuterias

As bijuterias são as peças mais simples entre as três categorias. São feitas de metais não nobres e, normalmente, não recebem camadas de materiais nobres.

O mais comum é a bijuteria ganhar um verniz de tinta dourada imitando ouro e, por essa razão, acabar oxidando facilmente e não durando muito.

Como a produção de bijuterias envolve materiais inferiores como o níquel, elas acabam gerando alergias e irritações, o que dificilmente acontece com as joias.

Além de tudo, o design dessas peças não é exclusivo, sendo muito comum a mesma peça ser encontrada em diversas lojas diferentes.

Por todos esses motivos, as bijuterias têm o menor custo de todos os grupos.

Diferenças entre Joia, Semijoia e Bijuteria

Fica claro que a principal diferença entre joia, semijoia e bijuteria é, sem dúvidas, o material utilizado. Se você procura peças de metal nobre como ouro ou prata, por exemplo, o que você deseja mesmo é uma joia.

Já se nos referimos a semijoias ou joias, a situação não é a mesma. A imagem abaixo ilustra bem a diferença entre os materiais:

 

joias semijoias bijuterias
Reprodução: MBastos Joias

Podemos destacar outras diferenças entre joia, semijoia e bijuteria, como:

Brilho: A bijuteria possui um brilho inferior ao da joia ou semijoia. Porém, não é tão fácil distinguir o brilho da semijoia e o da joia, já que o material de acabamento das duas é similar;

Pedras: nas bijuterias, as pedras são apenas coladas, e não cravejadas. Isso faz com que elas caiam mais facilmente do que em semijoias ou joias, por exemplo.

Pérolas: as pérolas utilizadas em joias são verdadeiras e de qualidade superior. Já nas semijoias, as pérolas possuem qualidade intermediária. Por fim, nas bijuterias, elas geralmente são sintéticas e descascam facilmente.

Durabilidade: Bijuterias raramente duram muito. Elas geralmente escurecem, descascam e descolam com facilidade. Semijoias podem durar vários anos. Já as joias costumam durar décadas.

Fizemos um vídeo explicando melhor sobre os três tipos de acessórios. Confira logo abaixo:

Leia também: Como guardar suas joias de forma correta

Comente aqui ↓

Deixe seu comentário