dress code
Como usarDicas

Dress Code: O que é e dicas para não errar

Rate this post

Quem nunca ficou na dúvida sobre o que vestir ao receber um convite? Traje passeio, esporte, black tie…muitas indicações de dress code, ou seja, regras de vestimenta, acabam até assustando. Saiba mais sobre elas e receba dicas para se vestir bem em cada ocasião.

O dress code, ou seja, código da vestimenta, não é um assunto novo, mas sempre gerou dúvidas. Foi criado para facilitar a escolha da roupa para um evento, mas acaba confundindo pela variedade de nomes. Por isso, fizemos um post para te ajudar a saber mais sobre cada opção e também trouxemos dicas de peças para você arrasar na festa. Confira!

Traje Esporte (Casual)

O traje esporte é o mais simples e comum, porém o mais fácil de confundir. Isso porque alguns acabam levando o nome ao pé da letra e achando que se deve usar roupa esportiva.

Esse tipo de vestimenta é muito pedido em comemorações que acontecem de dia, normalmente ao ar livre, como almoços, aniversários e churrascos. Ou seja, sempre será ideal para um clima mais descontraído e informal.

Para essas ocasiões, aposte em vestidos simples, saia, shorts, blusinhas, calças jeans e camisetas. Nos pés, procure usar sapatos sem salto ou com saltos baixos e, para os acessórios, invista em peças mais discretas, sempre lembrando de harmonizá-las com as roupas.

dress code traje esporte
Reprodução: Pinterest/ MBastos

Brinco de Pérola Botão Rosa 9mm

Colar de Prata e 2 Pérolas Naturais Rosa 

Traje Passeio (Esporte Fino)

O nome desse traje já dá a dica: é o mais adequado para passeios, como coquetéis, eventos culturais e inaugurações. Esse tipo de vestimenta é um pouco mais formal do que o traje esporte.

É comum ser citado em eventos que acontecem tanto de dia quanto de noite. Lembrando que eventos durante o dia pedem um visual mais clássico, e para a noite, elegância e um toque de ousadia.

Para essas ocasiões, aposte em vestidos, calças e saias de alfaiataria, terninhos e camisas. Evite o jeans, pois é muito informal. Nos pés, os saltos médios e altos são ótimas opções. Já quanto aos acessórios, invista em peças elegantes e não muito chamativas.

dress code traje passeio
Reprodução: Pinterest / MBastos Joias

 

Anel Bubble Branco 12mm

Pulseira de Pérola Flat Branca Rosa e Lilás 

Traje Passeio Completo (Social)

Esse dress code é o mais pedido e conhecido e é muito usado em ocasiões formais como casamentos, formaturas e jantares mais especiais.

É recomendado o uso de tecidos nobres como cetim, seda e crepe. Decotes, transparências e brilhos são permitidos, mas sem exageros.

Invista em vestidos longos ou médios, tailleurs ou macacões com detalhes finos. O importante aqui é se atentar para o tecido, que deve ser nobre. Nos pés, salto alto é um must e não deve ser dispensado. Quanto aos acessórios, são recomendadas joias finas e requintadas.

dress code traje passeio completo
Reprodução: Pinterest / MBastos Joias

Brinco Leque de Navete

Pulseira Festa com Pedras Naturais

Traje Black Tie (Gala)

O traje de gala, ou black tie, é o ideal para festas cheias de glamour. É o dress code pedido em eventos oficiais, bailes e grandes premiações. Como são eventos raros de acontecer, exigem um traje igualmente raro.

A ocasião pede tecidos muito nobres como seda pura, rendas finas, musselines, bordados em pedrarias, organzas, tafetá e metalizados.

Aposte em vestidos longos e sofisticados, com caudas, transparências, pedrarias, decotes e fendas. Salto alto é um item que não pode faltar, assim como as joias feitas de pedras preciosas e metais nobres.

dress code traje gala
Reprodução: Pinterest / MBastos Joias

 Brinco de Zircônia e Pérola Shell

Anel de Zircônia e Pérola Shell

Bom, agora que você já sabe sobre os dress codes mais comuns, ressaltamos que a ideia do post é te dar dicas, jamais regras de conduta.

O mais importante é levar em consideração o que será celebrado, pensar no seu estilo e no horário e local do evento. Isso fará toda a diferença na hora de escolher o look mais adequado.

Gostou das nossas dicas? Deixe sua opinião aqui nos comentários.

Leia também: Você sabe qual é o seu tipo físico? Descubra.

Comente aqui ↓

Deixe seu comentário