home office
ComportamentoDicas

Home Office: 6 Dicas para Manter a Produtividade

Rate this post

Trabalhar em casa, ou como muitos dizem, “fazer home office” pode ser um desafio para a produtividade. Por isso, separamos 6 dicas para você não se perder nas tarefas e saber lidar com os desafios do trabalho em casa. Confira!

Home office, expressão em inglês que significa “escritório em casa”, é um estilo de trabalho já adotado por muitos ao redor do mundo, não apenas em momentos de reclusão como o que estamos passando.

É preciso ter muito foco para manter a produtividade ao se trabalhar em casa, pois há muitas distrações: a TV, os filhos chamando, os afazeres de casa, entre outros. Embora não seja possível manter o mesmo ritmo de trabalho que temos no escritório, é importante fazer do trabalho em casa um aliado para a sua rotina. Pensando nisso, separamos 6 dicas para você começar a colocar em prática hoje mesmo. Saiba mais neste post.

Dica 1: Tente reproduzir seu local de trabalho

A primeira dica é uma das mais importantes: tenha um lugar exclusivo para trabalhar. Dessa maneira, toda vez que você estiver lá, ativará “automaticamente” sua função trabalho. Caso você não possua uma mesa em seu quarto, vale a mesa de jantar. O mais importante é evitar ficar na cama ou no sofá para não prejudicar sua postura, nem permitir que o sono venha.

Dica 2: Marque um horário para começar e terminar seu trabalho

A segunda dica é bem simples: procure manter um horário parecido com o do trabalho. É importante que seu corpo entre em uma rotina, tendo hora para acordar, trabalhar e descansar para ser mais produtivo. Tomar um banho para acordar também te ajudará bastante.

Dica 3: Mantenha a interação com sua equipe

A solidão é um dos principais desafios do home office. Portanto, é ideal manter contato com sua equipe, realizando reuniões frequentes para que todos estejam alinhados. Alguns aplicativos que podem te ajudar a realizar essas reuniões são o Skype, Zoom e o Google Hangouts. Já quando se trata de comunicação entre equipes, a ferramenta Slack, Teams e os próprios grupos de Whatsapp também podem ser muito úteis.

Dica 4: Tenha uma lista de tarefas com datas de entrega

Crie uma lista com todas as tarefas que devem ser feitas durante aquela semana, distribuindo-as ao longo de cada dia. Não se esqueça de colocar prazos de entrega para não deixar nada pendente. É muito importante também deixar alguns espaços na agenda para imprevistos ou responder dúvidas de clientes. Dica importante: evite ficar conferindo os grupos do WhatsApp com notícias sobre o coronavírus.

Dica 5: Faça acordos com sua família

O home office se torna mais desafiante ainda para quem tem filhos. Nesse caso, procure reunir-se com eles e seu marido e explicar que esse não é um momento de férias, que você precisa se manter focada. Procure definir em quais situações você deve realmente ser chamada e estabeleça os horários em que eles poderão contar com você para os momentos juntos. Caso você e seu marido precisem fazer home office, tentem criar horários de revezamento para que nenhum dos dois se prejudique.

Dica 6: Vista sua “roupa de trabalho”

É isso mesmo. É importante que você tire seu pijama ao acordar e mostre para o seu cérebro que o momento é de foco e concentração. Trocar o pijama por “roupa de trabalho” faz seu cérebro entender que o momento mudou. Mas não se preocupe, essa roupa pode ser mais confortável, o mais importante é evitar a tentação de voltar a dormir.

E aí, gostaram das nossas dicas de como ser mais produtiva fazendo home office?

Entendemos que esse é um momento de recolhimento e, para facilitar as compras de nossos produtos no conforto de sua casa, estamos com frete grátis para os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande de Sul, São Paulo e Minas Gerais. Confira nossas coleções e joias com design exclusivo e aproveite!

Comente aqui ↓

Deixe seu comentário