mitos sobre pérolas
Pérolas

Mitos sobre Pérolas: Conheça os Principais

Rate this post

Usar pérola no casamento dá azar? As pérolas descascam? Conheça esses e outros mitos sobre pérolas.

Devido a sua raridade, as joias de pérolas tornaram-se tradicionais, sendo transmitidas de geração em geração. Existem muitas superstições e mitos sobre pérolas – que inclusive influenciam o comportamento das pessoas – como aquele que envolve pérolas e casamento.

Neste post, listamos as 4 crenças principais em torno dessa gema preciosa. Não deixei de conferir!

1. As pérolas prejudicam a vida marítima

Pérolas que se desenvolvem de forma espontânea, ou seja, sem a intervenção do homem, são extremamente raras. Cerca de 95% das pérolas são cultivadas: um corpo estranho é injetado na ostra e, então, o molusco se encarrega de cobri-lo com camadas e mais camadas de nácar, até formar a joia.

O cultivo de pérolas ocorre em ambientes controlados, nos quais os moluscos são bem cuidados, e não interfere na vida marítima. As pérolas são removidas sem matar o molusco, portanto, pode-se criar muitas pérolas ao longo de sua vida.

2. Usar pérola no casamento dá azar

Um dos mitos sobre pérolas mais conhecido diz respeito ao uso de pérolas no dia do casamento: diz-se que a cada pérola usada, lágrimas de tristeza são derramadas. Mas atenção: essa crença só surgiu recentemente, pois por muito tempo as pérolas foram consideradas a única opção para o casamento, devido a seu significado de pureza e inocência.

Além disso, o processo do surgimento de uma pérola é uma lição de vida, pois assim como uma ostra, devemos proteger o casamento dos acontecimentos ruins e transformá-lo em algo valioso.

pérolas casamento
Reprodução: MBastos Joias

Terço de Pérolas para Noivas

3. As pérolas descascam

Como mencionamos acima, as pérolas são formadas por camadas de nácar sobrepostas. O nácar é uma substância firme, maciça e não pode ser descascado. Acontece que, muitas vezes, empresas vendem pérolas sintéticas, as quais recebem um banho de esmalte muito parecido com a cor e o tom da pérola verdadeira, mas é apenas um banho. Não são pérolas naturais, e por isso acabam descascando.

4. Só existe um tipo de pérola

Embora as pérolas naturais sejam raras e a maioria seja cultivada, você encontrará:

• Pérolas de água salgada: são aquelas cultivadas nos oceanos, dentro das ostras. Na costa do Japão e da China, encontramos as pérolas akoya. Já ao redor da Austrália, Indonésia e Filipinas, as mais comuns são as pérolas South Sea, enquanto as pérolas negras do Taiti (que inclusive podem ser cinza, roxas, azuis ou verdes) são cultivadas ao redor do Taiti e outras ilhas da Polinésia Francesa.

• Pérolas de água doce: são cultivadas em mexilhões, principalmente na China e no Japão, e encontradas em lagos e rios de água doce e podem ser produzidas em uma variedade de formas e cores. Os cultivadores de pérolas de água doce geralmente não usam um núcleo. Ao invés disso, utilizam um pedaço de tecido de um molusco, o que resulta em um nácar mais espesso.

tipos de pérolas
Reprodução: MBastos Joias

Conheça as lindas joias de pérolas MBastos

A MBastos é especializada em acessórios de pérolas naturais, tanto de água doce quanto de água salgada, além de pedras preciosas. Acreditamos na força que as pérolas têm de iluminar e fortalecer ainda mais as mulheres.
Contamos com um acervo de mais de 100 formatos e cores diferentes, tudo importado diretamente de países como a China, Tailândia e Indonésia, locais que são autoridades no assunto.

Ainda não conhece toda a nossa loja? Clique no botão abaixo e confira nossos produtos com design exclusivo, pensados para você ficar ainda mais linda!

ACESSAR LOJA!

O que achou dos mitos sobre pérolas? Já tinha ouvido falar sobre eles? Deixe sua opinião aqui nos comentários.

Leia também nosso post sobre brincos de pérolas para o casamento.

Comente aqui ↓

Deixe seu comentário