Moda

Moda feminina anos 60: o que foi destaque na época

Rate this post

Nos anos 60, diversas mudanças importantes no mundo da moda transformaram a forma das pessoas se vestirem. Esse período proporcionou às mulheres mais liberdade de escolha e permitiram que a roupa estivesse ligada ao comportamento das pessoas. Entenda melhor como foi a moda nessa década e confira as principais tendências

Os anos 60 foi um período que marcou a forma das mulheres se vestirem. Foi nesse momento que a moda começou a buscar referências no lifestyle e houveram o surgimento de muitas peças que usamos até hoje. E é sobre tudo isso que abordaremos neste texto. 

Continue a leitura, descubra como foi a moda nessa época e conheça as principais tendências dos anos 60. 

Vamos lá? <3

O que foi a moda dos anos 60?

Diversas mudanças importantes no mundo da moda surgiram nos anos 60 e transformaram a forma das pessoas se vestirem.

A famosa década proporcionou liberdade de escolha para as mulheres, que se desvincularam dos padrões de roupas de anos anteriores.  

Com o rock and roll ganhando destaque na música, a moda começou a acompanhar essas mudanças de comportamento.

As mulheres passaram a abandonar a saia rodada, tão utilizada nos anos anteriores,  para dar lugar à calça cigarrete e às minissaias, ao mesmo tempo em que as jaquetas de couro ganharam destaque entre os homens. 

Essa era a primeira vezes que a roupa passou a estar ligada ao comportamento das pessoas. Além disso, peças destinadas apenas aos homens passaram a ser usadas também por mulheres.

Com muita criatividade e ousadia, a moda dos anos 60 foi repleta de estilo e personalidade, com roupas desenvolvidas por estilistas altamente renomados como André Courrèges e Mary Quant, que traziam linhas regulares, tamanhos de saias e vestidos minis, formas geométricas e o famoso tecido metalizado. 

Importante destacar também que, além das mudanças na moda, diversas revoluções importantes surgiram na década de 60, como os movimentos feministas, estudantis e hippies.

Leia mais

 

Moda feminina anos 60: tendências

1- Minissaia

A minissaia foi o ícone dos anos 60, causando uma grande revolução na moda por confrontar os valores da época.

A estilista Mary Quant é conhecida por criar a peça que ficou tão famosa. No entanto, para ela, a minissaia foi idealizada pelas ruas, pois, nessa época, a rua começou a influenciar a criação dos designers na área. 

É importante ressaltar que a minissaia segue forte até hoje e se tornou uma peça curinga no guarda-roupa.

Moda feminina anos 60: o que foi destaque na época
Reprodução: Pinterest

Leia mais

 

2- Vestido trapézio e tubinho

Os vestidos com modelagens retas e geométricas como os conhecidos modelos trapézio (barra da saia mais ampla) e tubinho, também fizeram sucesso nos anos 60. 

Essas peças traziam variados tipos de estampas, que abordaremos ainda neste texto. 

O legal é que esses modelos de vestidos podem ser encontrados atualmente, em diferentes tecidos e cores. Essa é mais uma tendência da década de 60 que ainda encontramos hoje. 

Moda feminina anos 60: o que foi destaque na época
Reprodução: Pinteres

3- Hot pants

Os trajes de banho se tornaram mais populares na década, principalmente com as hot pants que podiam cobrir parte da barriga. O que complementava a peça no look de praia era o top tomara que caia.

Recentemente, esse modelo de biquíni retornou no beachwear, o que fortaleceu essa grande tendência.

Moda feminina anos 60: o que foi destaque na época
Reprodução: Pinterest

4- Tendência espacial

A peças com tendências espaciais se destacaram nos anos 60 e influenciaram absurdamente o mundo da moda.

O corte reto das roupas, o prata e o branco dominando nas cores, as botas de cano baixo e as meias e tecidos metalizados, estiverem presentes e fizeram o maior sucesso.

Moda feminina anos 60: o que foi destaque na época
Reprodução: Pinterest

5- Estampas variadas

As cores vibrantes e as estampas tomaram conta das peças de roupas da década de 60. 

Além de estampas como poá, listras, florais, xadrez, geométrico e o tie dye, que ainda são fortes na atualidade e compõem o guarda-roupa de muitas mulheres, as estampas psicodélicas estavam em alta e permitiam a criação de looks fashionistas na época.

Moda feminina anos 60: o que foi destaque na época
Reprodução: Pinterest

6- Cabelo curto e cílios marcados

O cabelo bem curto, como o pixie cut, e os cílios grandes e marcados eram um sucesso nos anos 60.

Esse estilo ficou altamente conhecido e se tornou tendência por causa da modelo Twiggy.

Ela marcou muito a época pela sua beleza andrógina, se tornando referência em moda e estilo na temporada.

Moda feminina anos 60: o que foi destaque na época
Twiggy / Reprodução Pinterest

7- Pérolas

Além das botas de cano alto e baixo, do sapato boneca, dos lenços no pescoço e no cabelo, dos óculos de sol grandes e redondos, e dos cintos para marcar a cintura, os acessórios de pérolas também fazem parte da década de 60.

No filme Bonequinha de Luxo, a personagem principal, interpretada pela atriz e ícone fashion Audrey Hepburn, fez muito sucesso ao trazer um belo colar de pérolas que se tornou um marco e é reconhecido até hoje.

Moda feminina anos 60: o que foi destaque na época
Audrey Hepburn / Reprodução: Pinterest

As pérolas da MBastos & CO

A pérola, uma joia totalmente atemporal, permanece até hoje compondo looks tanto de maneira clássica como despojada e moderna, seguindo as tendências de cada momento.

E essa é justamente a proposta da MB, desenvolver joias de pérolas de qualidade, que combinam com qualquer look e ocasião. Acesse a loja e confira todas os brincos, colares, anéis e pulseiras de pérola disponíveis!

ACESSAR LOJA!

Viu só como muitas dessas tendências dos anos 60 permanecem até hoje, fazendo parte de nossos looks e guarda-roupa? Na moda atual, encontramos diversas referências das décadas passadas que marcaram o mundo fashion.

Se você tem alguma peça antiga no armário, que traz alguma dessas referências dos anos 60, não tenha medo de usá-la para compor o seu look. Te desafiamos a fazer essa busca pelo seu guarda-roupa <3

E aí, gostou deste texto? Já conhecia todas essas tendências de moda feminina anos 60? Conte nos comentários! 

Leia também: Look casual feminino: inspirações para você!

Comente aqui ↓

Deixe seu comentário