outubro rosa 2019
Dicas

Outubro Rosa: 5 dicas para prevenir o câncer de mama

Rate this post

Esse é o mês em que a cor rosa ganha força e entra em cena a campanha Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama. Pensando na importância do tema, separamos 5 dicas para você se prevenir da doença. Não deixe de conferir. 

Chegou o mês cor-de-rosa. Monumentos e prédios públicos ficam iluminados e muitas pessoas usam a cor em suas roupas e acessórios. A campanha, chamada Outubro Rosa, tem o objetivo de promover a conscientização da população sobre o câncer de mama, tipo de câncer mais comum entre as mulheres. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou 59.700 novos casos somente este ano. Sabia que muitos deles podem ser evitados com hábitos saudáveis? Confira neste post 5 dicas para você se prevenir da doença.

1. Cuide de sua alimentação

Ter uma alimentação saudável é muito importante tanto para evitar o câncer de mama como várias outras doenças. Entre os alimentos mais recomendados estão peixe, brócolis e frutas vermelhas.

Comer duas porções de peixe por semana, seja atum, sardinha ou salmão, reduz o risco de desenvolver a doença. Isso porque ele contém gordura insaturada e vitamina D, que interfere no crescimento do câncer.

Já o brócolis possui uma substância chamada sulforafano, que destrói as células cancerígenas e as frutas vermelhas (como framboesa, amora e morango) contêm antocianina, que retarda o crescimento das células malignas.

É importante também evitar consumir álcool e fumar, pois esses hábitos estão diretamente ligados ao desenvolvimento do câncer em geral, não apenas ao de mama.

2. Pratique exercícios físicos

Mais uma vez, esse é um hábito que deve ser incorporado à rotina, não apenas para evitar o câncer e outras doenças, mas também para se ter mais saúde e qualidade de vida.

É comprovado que quem pratica exercícios físicos com frequência tem menores chances de adquirir câncer. Treinos mais intensos reduz ainda mais os riscos, porém se você consegue se exercitar 3 vezes por semana durante uma hora, já é uma grande vantagem.

3. Preste atenção em seu peso

O sobrepeso está diretamente associado a uma maior incidência de câncer de mama, principalmente em mulheres que já passaram pela fase da menopausa. Isso ocorre devido ao aumento nos níveis de hormônio estrogênio. Portanto, é importante controlar o peso, evitando a obesidade para não correr o risco de adquirir a doença.

4. Realize o auto-exame das mamas

O auto-exame é uma das maneiras mais conhecidas de se evitar o câncer de mama. Ele possibilita a descoberta da doença a tempo e, consequentemente, aumenta as chances de cura. Confira o passo a passo abaixo para perceber se existe algum nódulo em sua mama. Se notar algo diferente, procure seu médico.

autoexame
Reprodução: Pinterest

5. Vá ao médico com frequência

Por fim, e não menos importante: procure realizar um check-up anualmente, ou a cada 6 meses. Os exames te ajudarão a ter um diagnóstico a tempo e tratar a doença da melhor forma possível. Muitos casos, quando descobertos no início, têm maiores chances de tratamento.

Inspirações MBastos para o Outubro Rosa

Além de ser a cor do Outubro Rosa 2019, o rosa está em alta no mundo da moda. As pérolas rosadas da MB são naturais e têm essa característica porque absorvem a cor de dentro da própria concha, o molusco. Isso torna as pérolas rosas únicas e especiais.

Confira alguns acessórios MBastos para você aderir à cor da campanha.

outubro rosa 2019 mb
Reprodução: MBastos Joias

Colar de Pérola Flat 90cm Rosa

Colar de Prata e Pérola Moeda

Pulseira de Pérola Flat

Brinco de Pérola Botão Rosa 9mm

Brinco Anzol de Pérola Rosa

O INCA (Instituto Nacional do Câncer) participa do movimento desde 2010 e produz materiais educativos para disseminar informações sobre o câncer de mama. Confira a cartilha atualizada.

Conhece alguém que se conscientizou sobre o câncer de mama por causa da campanha? Deixe seu comentário abaixo.

Comente aqui ↓

Deixe seu comentário