A pedra turquesa é muito conhecida por suas propriedades de proteção e bem-estar e está presente em diversos acessórios e itens decorativos. Conheça mais sobre essa pedra tão poderosa.
Com uma tonalidade entre o ciano e o verde – que muitos dizem ser a mistura entre as cores do céu e da natureza, a pedra turquesa chama atenção não apenas pela sua incrível beleza, mas também por ser utilizada para proteção, bem-estar físico e mental e muitos outros benefícios.
Quer saber mais sobre esse cristal? Continue a leitura e descubra sua origem, suas propriedades, seus significados, como usá-la e muito mais!
Origem
A pedra turquesa tem em sua composição química o fosfato de alumínio com pequenas quantidades de cobre e ferro. A maior parte de suas unidades são encontradas nos Estados Unidos, França e Tibete.
Já a origem de seu nome, segundo historiadores, vem de “pedra turca”, pois seus primeiros registros são datados justamente da Turquia.
O uso dessa pedra preciosa é registrado desde épocas antigas, quando egípcios e persas utilizavam-a constantemente na decoração de objetos. Também tem-se registros do uso por Navajos de tribos da América do Norte, os quais carregavam a pedra turquesa principalmente em batalhas, pois acreditavam que ela fornecia coragem e garra, além de proteger contra ferimentos.
Outra cultura que utiliza a turquesa há tempos é a budista tibetana. Eles acreditam que esse cristal ajuda na meditação e traz paz de espírito e sabedoria.

Pedra turquesa e suas propriedades
A Turquesa possui diversos benefícios que abrangem desde sorte, proteção, saúde mental e física, até a realizações pessoais.
Proteção energética e pessoal
Utilizada para proteger os guerreiros em batalhas, ainda hoje a pedra turquesa é conhecida por essa propriedade de proteção. Ela também é responsável por absorver energias negativas, inveja e a maldade humana.
Saúde
No quesito saúde, esse cristal pode fazer a diferença no plano físico e emocional.
No físico, ele é um ótimo anti inflamatório e desintoxicante. Atua aumentando a imunidade, reduzindo dores de cabeça e febre, ajudando na regeneração dos tecidos, aliviando câimbras e auxiliando na cura de doenças relacionadas aos olhos.
Já no emocional, sua cor transmite paz e tranquilidade, sendo um forte aliado no combate a ansiedade, estresse, insônia, depressão e ataques de pânico. Ao trazer calma interior, a pedra melhora o bem-estar e a saúde emocional de quem a usa.
Efeitos terapêuticos
Outra área que a pedra turquesa tem forte influência é no âmbito terapêutico. O cristal ajuda a aliviar o coração de angústias e sofrimentos do passado, ajudando a eliminar mágoas e rancores de decepções ou situações traumáticas.
Além disso, age fortemente no amor, trazendo energias e sentimentos de companheirismo e felicidade.
A turquesa também pode ajudar pessoas que estão com pouca fé em si mesmas, deixando o negativismo de lado e trazendo mais confiança e um sentimento de forças renovadas.
Chakras
A pedra turquesa, inclusive, possui uma ótima conexão com os chakras. Quando utilizada na parte frontal, faz com que os pensamentos fiquem mais claros e que os repetitivos desapareçam. Já no chakra laríngeo, o cristal ajuda na comunicação mais eficaz.
Dicas de como usar
Com tantos benefícios físicos, emocionais e espirituais, a pedra turquesa pode ser utilizada de diversas maneiras. Geralmente, pode ser encontrada em acessórios para uso pessoal, em sua forma bruta ou até mesmo em itens para decoração.
Ao utilizá-las, é preciso mentalizar as propriedades que se deseja receber.

Você deseja carregar esse amuleto de sorte e proteção sempre com você? Existem diversos acessórios que possuem essa pedra como colares, pulseiras e anéis.
Onde comprar pedra turquesa
Na MBastos & CO, você encontra uma loja especializada em acessórios de pérolas e pedras preciosas.
Todas as peças possuem design único e moderno e a grande experiência da loja no mercado faz com que esses acessórios sejam desenvolvidos com os materiais de melhor qualidade por um preço justo.
Dicas de como limpar e energizar
Por ser uma pedra mais macia e sensível, é necessário evitar que ela tenha contato com algumas substâncias mais agressivas como produtos de limpeza e até mesmo alguns cosméticos. É recomendado não deixá-la submersa na água por muito tempo e, de preferência, limpá-la com um pano macio e água corrente.
Para energizá-la, o processo mais comum é deixá-la por um tempo pequeno sob a luz do sol.
Gostou de saber mais sobre a pedra turquesa? Já conhecia todas essas propriedades? Deixe um comentário aqui embaixo! Adoraremos conversar com você =]
Leia também:
Pedra ônix: conheça melhor o cristal da proteção
Significado da pedra ametista: entenda melhor