tipos de pérola
MateriaisPérolas

Tipos de pérola: escolha a que mais combina com você

Rate this post

Sinônimo de delicadeza, a pérola é um material que nunca sai de moda. Muito usada em brincos, colares e anéis, essa gema confere um toque de elegância ao look. Neste post, falaremos mais sobre os diversos tipos de pérola. Confira e escolha a que mais combina com você!

A pérola, também conhecida como “rainha das gemas”, é a pedra preciosa mais antiga do mundo. Mesmo com mudanças constantes no mundo dos acessórios, ela continua em alta. Quer conhecer os tipos de pérola e saber qual mais combina com seu estilo? Confira nosso post!

Como se formam as pérolas

Existem dois tipos de processo para a formação das pérolas. O processo natural ocorre devido à entrada de um corpo estranho (normalmente, grão de areia) dentro da ostra. Essa reage ao “intruso” produzindo camadas esféricas de nácar sobre ele. O material então se cristaliza e dá origem às pérolas.

Já no processo de cultivo, que é o utilizado pela MBastos, a pérola se forma a partir de uma membrana introduzida delicadamente dentro da ostra pelo homem. Depois da membrana ser introduzida na concha, elas são devolvidas para a água e o molusco cobre esta partícula com o nácar, produzindo a pérola.

Basicamente, existem três categorias de formatos de pérolas:

– Simétricas: são as pérolas redondas

– Irregulares: são um meio termo entre as pérolas redondas e as totalmente irregulares

– Barrocas:  são pérolas totalmente irregulares

Dentro dessas três categorias de pérolas, existem algumas variações. Confira a seguir.

Tipos de Pérola

Dentro das categorias simétrica, irregular e barroca, existem muitos tipos de pérola. Aqui focaremos nas 8 principais: redonda, semi-redonda, botão, gota, oval, flat, anuclear e nuclear.

tipos de pérolas 2
Reprodução: MBastos Joias

Pérola Redonda

De formato perfeitamente redondo, essa pérola é também chamada de clássica. É muito usada em colares e costuma ser a preferida das mulheres elegantes e clássicas.

tipos-de-pérola-redonda
Reprodução: MBastos Joias

Colar de Pérolas Clássico 12mm

Pérola Semi-Redonda

A pérola semi-redonda tem um formato similar à pérola redonda, mas é ovalada. Assim, como a pérola redonda, esse formato agrada as mulheres mais discretas.

tipos-de-pérola-semi-redonda
Reprodução: Pinterest/MBastos Joias

Choker de Pérola Natural Branca

Pérola Botão

Para quem olha de frente, a pérola botão parece perfeitamente redonda, porém ela possui um dos lados achatado. Por isso, são pérolas perfeitas para brincos. Se você faz o tipo versátil e quer estar pronta para qualquer ocasião, esse tipo de pérola é ideal.

tipos-de-pérola-botão
Reprodução: Pinterest/MBastos Joias

Brinco de Pérola Botão 12mm

Pérola Gota

A pérola gota é muito delicada, rara e conta com um belo caimento. É usada tanto em brincos, como em anéis e pulseiras. Pelas suas características, é o tipo de pérola perfeito para mulheres que possuem um estilo mais romântico de se vestir.

tipos-de-pérola-gota
Reprodução: Pinterest/MBastos Joias

Brinco Gota de Pérola Rosa

Pérola Oval

Assim como o nome diz, essa pérola possui um formato ovalado e é ideal para colares. Costuma agradar muito as mulheres modernas.

tipos-de-pérola-oval
Reprodução: Pinterest/MBastos Joias

Choker de Pérola Oval

Pérola Flat

A pérola flat pertence à categoria barroca, ou seja, não possui forma geométrica definida. Ela não se enquadra no tipo redondo, oval nem gota, e tem um formato bem irregular. É o tipo de pérola ideal para as mulheres mais descoladas.

tipos-de-pérola-flat
Reprodução: Pinterest/MBastos Joias

Pulseira de Pérola Flat

Pérola Anuclear

As pérolas anucleares possuem formato achatado e não tem núcleo. Elas contam com esse formato por serem formadas próximo da borda da ostra. Muito utilizadas nos anos 80, elas voltaram com tudo e já são as queridinhas das fashionistas.

tipos-de-pérola-anuclear
Reprodução: MBastos Joias

Colar de Pérola Keshi

Pérola Nuclear

As pérolas nucleares são grandes e irregulares, muito confundidas com a pérola barroca. A grande diferença entre elas é que as nucleares possuem um núcleo perfeito redondo, enquanto a barroca é totalmente irregular. São pérolas perfeitas para mulheres com personalidade e despojadas.

tipos-de-pérola-nuclear
Reprodução: Pinterest/MBastos Joias

Corrente de Prata e Pérola Nuclear

Importante citar que os outros formatos de pérola existentes, como a pérola moeda, são criados artificialmente. Isso quer dizer que uma forma é feita, o núcleo é colocado dentro dela e inserido na ostra. O formato como ela sai de dentro da ostra é como ela ficará para sempre. Por isso, a pérola é um material muito especial: não existe uma pérola exatamente igual a outra.

Bom, agora que você já sabe quais tipos de pérola existem, que tal conferir o post sobre nossa Black Friday? Temos promoções especiais por lá. Não perca!

Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário.

Comente aqui ↓

Deixe seu comentário